28 de fevereiro de 2006

Aluna de ESSMO alcança 2.º lugar em concurso nacional de Física

Tatiana Sirgado, aluna do 12º ano da Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, ficou em segundo lugar no concurso nacional de Física, onde concorreu no escalão A, destinado a alunos do ensino secundário do 10º ao 12º ano.
O concurso foi promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Exposição “Á luz de Einstein” que pretendeu ilustrar como o conhecimento da natureza foi evoluindo ao longo de 2.500 anos, desde a Grécia Antiga até 1905 - o ano em que Einstein formulou a Teoria da Relatividade.

(mais pormenores na próxima edição do Jornal O Templário)

Transportes Urbanos de Tomar passam a ser pagos

A partir de 1 de Março - Dia da Fundação da Cidade - os preços dos bilhetes dos Tutomar serão os seguintes:

- Bilhete de tarifa única ou tarifa de motorista, válido por uma hora – 0,70 euros
- Cartões de utilização periódica:
- pré-comprados de 10 viagens – 0,50 euros por viagem
- turístico de 1 dia – 2 euros
- turístico de 3 dias – 4 euros
- turístico de 5 dias – 7 euros

Cartões de passe:
- normal – 15 euros por mês
- estudante – 10 euros por mês
- idoso – 10 euros por mês
- pessoa com mobilidade condicionada – 10 euros por mês A venda de passes e bilhetes inicia-se dia 20 de Fevereiro, exclusivamente no Terminal Rodoviário.

É a vida!

25 de fevereiro de 2006

Jornalismo Regional é...



Telepizza chega a Tomar

A Telepizza, serviço de encomendas de pizzas por telefone, abriu este sábado, 25 de Fevereiro, as suas portas ao público na cidade nabantina.
Boas notícias para quem gosta de Pizza :)

Nota à margem: A discussão gerou-se entre mim e um colega aqui da redacção. Ele acha que noticiar isto é fazer publicidade. Eu acho que, apesar de ser uma marca, não deixa de ser notícia, uma vez que este serviço de entrega a domicílio não existia em Tomar até esta data.
E vocês?

23 de fevereiro de 2006

“Tomar em Revista” estreia no Cine-Teatro

"Histórias de Tomar e de Tomarenses, encenadas por Carlos Carvalheiro, representadas por um colectivo de teatro que envolve a maioria dos grupos de teatro do concelho, e não só de teatro." É assim que o cartaz anuncia o espectáculo “Tomar em Revista” em cena no Cine-Teatro Paraíso de Tomar nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, sempre às 21H18.
No dia 27, segunda-feira, haverá um ensaio geral com entrada livre. Nos restantes dias o preço do bilhete é de sete euros.
A ideia é levar para o palco histórias de Tomar de outros tempos protagonizadas por figuras conhecidas da cidade, umas já falecidas outras ainda vivas.
Néné Cebola, Manel Martins, Manel das Cachopas, Kalim Kalã, Bicacas, Joaquim da Singer e Jerónimo Marceneiro são alguns dos protagonistas das histórias que vão ser representadas por actores e actrizes dos grupos Fatias de Cá, da Nabantina, Sociedade Vilanovense, Associação das Aboboreiras, Grupo de Palhaços de Tomar, Centro Recreativo de Carregueiros e Centro de Convívio de Brasões. O elenco tem cerca de 80 pessoas.
Pretende-se prestar homenagem a pessoas ou situações ou histórias “com graça” da memória colectiva tomarense e, por outro, fazer a recolha de um legado oral que, a não ser feito, cairia no esquecimento num futuro próximo, conforme refere o autor da ideia, Carlos Carvalheiro.

Edição n.º 896

21 de fevereiro de 2006

My Tie: gravata de qualidade no Cine-Teatro


A música da banda “My Tie” agradou a todos os espectadores com quem falámos e que se deslocaram na passada sexta-feira, 17, ao Cine-Teatro Paraíso em Tomar, para ver actuar o grupo tomarense.

(Todos os pormenores na próxima edição do jornal O Templário)

16 de fevereiro de 2006

15 de fevereiro de 2006

Expoarte: a pintura da diferença nos Lagares D’ El Rei

Foi inaugurada na passada sexta-feira, 10, a primeira edição da Expo’Arte, no âmbito das comemorações do 30.º aniversário do CIRE.
Segundo a organização, esta exposição pretende “divulgar e mostrar os dotes artísticos e as respectivas capacidades” dos alunos de várias instituições de reabilitação especial do concelho, acompanhados por comentários de várias personalidades “que envaideceram os autores”.
Para Paulo Fonseca, governador civil do distrito de Santarém, “todos somos iguais pela simples razão que somos diferentes”, pelo que iniciativas deste género são sempre de louvar e devem ser assinaladas com uma palavra de gratidão.
Na inauguração da Expoarte foi notada a ausência de Manuel Bonet, presidente da direcção do CIRE, que não pode comparecer por razões de saúde.
A Expo’Arte pode ser visitada nos lagares D’ El Rei até ao próximo dia 19 de Fevereiro.

9 de fevereiro de 2006

6 de fevereiro de 2006

Dono de rebanho de ovelhas recorre da sentença

António Mourão, o dono do rebanho de ovelhas das Curvaceiras que foi, há 15 dias, condenado por “crime de desobediência” recorreu da sentença do juiz.
António Mourão fala em perseguição e continua a não saber o que fazer às ovelhas que tem em casa.
Recordamos que o proprietário deste rebanho foi condenado pelo Tribunal Judicial de Tomar pela prática de um crime de desobediência simples, tendo sido aplicada 60 dias de multa a 15 euros por dia, o que perfaz um total de 900 euros.
Segundo apuramos naquela localidade, um dos moradores da localidade queixou-se à Delegada de Saúde do estado conspurcado em que os animais deixavam as estradas alcatroadas – as únicas de acesso ao campos de pasto – argumentando que tal representava um atentado à saúde pública e o Juiz do processo considerou que ficaram provados os factos de que o arguido era acusado, que se resumem à passagem das ovelhas pelas ruas alcatroadas das Curvaceiras e que este possuía ovelhas num curral sem a necessária limpeza.
“Estou a ser perseguido”, afirmou o proprietário deste rebanho, engenheiro técnico agrário, com mais de cem cabeças de ovelhas que não sabe agora o que vai fazer aos animais. “Aqui na terra toda a gente tem ovelhas e sou só eu o castigado?”, replicou António Mourão inconformado com a decisão do juiz fez questão de nos mostrar locais onde os animais de outros habitantes da terra costumam pastar. “Eles não vêm aqui parar pelo ar”, argumentou, apontando para os vários rebanhos que encontrámos a pastar nas Curvaceiras e em populações vizinhas. “Se isto é um perigo para a saúde pública o que dizer das vacas e cavalos que andam por aí... Esses sim deixam umas bostas grandes por onde passam”, referiu, salientando não entender a decisão do juiz. “Há ali uma aldeia, Bexiga, onde todos os habitantes vivem exclusivamente do pastoreio das ovelhas. Será que querem acabar com a aldeia?”, referiu.

(Notícia integral publicada no Jornal O Templário, edição 893)

2 de fevereiro de 2006

Tomarense sem carta já recebeu Mercedes

Primeiro passeio vai ser a Fátima
“Se Deus Nosso Senhor quiser devemos, em breve, ir a Fátima neste carro”, revelou ao nosso jornal Maria da Conceição Duarte, esposa de Virgílio Leonardo, o tomarense sem carta contemplado com um Mercedes Coupé na iniciativa “Apostamos na nossa Terra”, promovida pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte.
O casal, que não tem filhos, vai contar com a ajuda dos sobrinhos para fazer os passeios, em particular da sobrinha. Adélia Marques referiu que os tios, pessoas de trabalho, “mereceram este prémio” e que “o passeio até Fátima vai ser quando eles quiserem”.
O automóvel, de cor cinzento metalizado, foi entregue ao tomarense na passada sexta-feira, junto ao balcão de Tomar daquela Instituição Bancária. Na cerimónia foi ainda entregue um “voucher” no valor de 1100 euros a Anabela Pardal Freire, a comerciante onde Virgílio Leonardo efectuou as suas compras. O valor deste voucher vai ser utilizado numa viagem que, segundo o nosso jornal apurou, tem como destino a ilha da Madeira e não Londres, como anteriormente anunciado.
A ocasião serviu de pretexto para juntar os trabalhadores dos vários balcões da Caixa de Crédito Agrícola do Ribatejo Norte e que, para além de Tomar, tem dependências bancárias em Riachos, Entroncamento e Torres Novas, onde funciona a sua sede.
“A Caixa aposta na sua terra pois foi criada para promover o desenvolvimento e o bem-estar dos que nela habitam”, referiu Arnaldo Santos, presidente da Caixa de Crédito Agrícola do Ribatejo Norte. Segundo a organização, o concurso teve como objectivo “contribuir para o desenvolvimento local, chamando a atenção para o comércio tradicional, apoiando os empresários e estimulando os consumidores”. Ao todo, participaram na iniciativa 500 pequenos empresários e foram distribuídas 30 mil senhas.
No final, Virgílio Leonardo mostrou-se satisfeito com o prémio. “Então, não haveria de gostar... é muito bom e... pelo preço... que mais haveria de querer?!”, replicou.

Concerto do CIRE junta o melhor da música tomarense

Com o objectivo de angariar fundos para a construção de novas instalações, o CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar promove no próximo dia 10 de Fevereiro, sexta-feira, a partir das 21 horas, no Cine-Teatro Paraíso, nesta cidade, uma iniciativa intitulada Concerto do CIRE.
É uma noite que promete muita animação, juntando boa parte dos mais conhecidos músicos tomarenses, entre outros nomes importantes da música portuguesa, a saber: My Tie, Fernando Girão, u-clic, José Santos e Amigos, Grupo Garoto, Quinta do Bill, Sebastião Antunes (Quadrilha), Júlia Quadros, FH5, Tuna Templária e José Barros e Navegante.
Os instrumentos musicais são da Musical FH5 e a apresentação estará a cargo de Marta Ventura, da Rádio Renascença.
Os bilhetes para este espectáculo único custam apenas 15 euros, a reverterem directamente para o CIRE, podendo ser adquiridos naquela instituição (telefone 249 310 330) ou na Divisão de Animação Cultural da Câmara Municipal de Tomar.

Informação: Gabinete de comunicação C.M.T