6 de fevereiro de 2006

Dono de rebanho de ovelhas recorre da sentença

António Mourão, o dono do rebanho de ovelhas das Curvaceiras que foi, há 15 dias, condenado por “crime de desobediência” recorreu da sentença do juiz.
António Mourão fala em perseguição e continua a não saber o que fazer às ovelhas que tem em casa.
Recordamos que o proprietário deste rebanho foi condenado pelo Tribunal Judicial de Tomar pela prática de um crime de desobediência simples, tendo sido aplicada 60 dias de multa a 15 euros por dia, o que perfaz um total de 900 euros.
Segundo apuramos naquela localidade, um dos moradores da localidade queixou-se à Delegada de Saúde do estado conspurcado em que os animais deixavam as estradas alcatroadas – as únicas de acesso ao campos de pasto – argumentando que tal representava um atentado à saúde pública e o Juiz do processo considerou que ficaram provados os factos de que o arguido era acusado, que se resumem à passagem das ovelhas pelas ruas alcatroadas das Curvaceiras e que este possuía ovelhas num curral sem a necessária limpeza.
“Estou a ser perseguido”, afirmou o proprietário deste rebanho, engenheiro técnico agrário, com mais de cem cabeças de ovelhas que não sabe agora o que vai fazer aos animais. “Aqui na terra toda a gente tem ovelhas e sou só eu o castigado?”, replicou António Mourão inconformado com a decisão do juiz fez questão de nos mostrar locais onde os animais de outros habitantes da terra costumam pastar. “Eles não vêm aqui parar pelo ar”, argumentou, apontando para os vários rebanhos que encontrámos a pastar nas Curvaceiras e em populações vizinhas. “Se isto é um perigo para a saúde pública o que dizer das vacas e cavalos que andam por aí... Esses sim deixam umas bostas grandes por onde passam”, referiu, salientando não entender a decisão do juiz. “Há ali uma aldeia, Bexiga, onde todos os habitantes vivem exclusivamente do pastoreio das ovelhas. Será que querem acabar com a aldeia?”, referiu.

(Notícia integral publicada no Jornal O Templário, edição 893)

1 comentário:

Airton disse...

Eu repassei esse post ao meu blog, tudo bem?

Airton