18 de janeiro de 2006

Danças de Salão avivam Nabatina
















Todas as terças à noite, o primeiro andar do antigo edifício onde está instalada a Sociedade Nabantina recebe dezenas de tomarenses ávidos em aprender as técnicas das danças de salão. Helder Martins é o professor.

É um ambiente descontraído e informal aquele que presenciamos ao subirmos as escadas que dão acesso ao primeiro andar do edifício antigo onde está instalada a Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina.
A música de fundo, suave e ligeira, não engana. São 21H e está a começar mais uma aula de danças de Salão. Ao longo do enorme salão, espalham-se casais e também pessoas sem par, a dançar ao ritmo da música, repetida algumas vezes para que treinem os passos como deve ser. Helder Martins, professor amador de danças de salão, como faz questão de frisar, está atento às movimentações dos seus pupilos. Por vezes, torna-se necessário repetir o passo e recomeçar tudo de novo. Sempre com boa disposição, os alunos, riem das asneiras normais em qualquer aprendizagem, trocam de par, conversam entre si e observam o trabalho dos colegas. Uma coisa pudemos dizer: todos se esforçam para dar o seu melhor.

Entrevista a Helder Martins, professor de Danças de Salão

“Dançar faz bem ao corpo e à mente”

Na próxima terça-feira , ao invés de passar o serão em frente ao televisor, arrisque e vá experimentar uns passinhos de dança. “É fácil e divertido”, diz o professor .


É, portanto, professor de danças de salão...
Hélder Martins - Sou professor de danças de salão mas amador, na vertente social, porque há também as danças de salão ao nível de competição e que requer um trabalho muito mais elaborado.

Há quanto tempo se dão estas aulas de dança aqui na Nabatina?
Isto já existe há dez anos... Tivemos um intervalo de dois anos porque isto começou com muita força mas como tudo, de vez em quando, esmoreceu e houve uma altura que tinha poucas pessoas interessadas e interrompemos por dois anos. Precisamente, há cerca de dois anos recomeçamos, estamos satisfeitos e penso que é para continuar

Quantas pessoas estão inscritas actualmente?
Actualmente tenho 15 pares inscritos, cerca de trinta pessoas... Embora haja pessoas que se inscrevem sem parceiro, isto porque as pessoas podem inscrever-se com par ou sem par. Normalmente há mais senhoras que homens... os homens são mais inibidos para virem aprender estas actividades.

Quem se quiser inscrever o que é que pode fazer?
Basta querem aprender a dançar. Quem quiser saber como são as aulas vêm ate à Nabantina - as aulas são às terças-feiras das 21h às 23h – e pode experimentar, sem qualquer compromisso, uma aula gratuita. Assim fica a saber em que consiste o ensino das danças de salão e também com uma pequena noção da sua aptidão para dançar, embora considere que uma aula seja pouco para saber se tem ou não jeito. Mas isto é um método muito fácil pelo que as pessoas aprendem depressa.

E o que é que aprendem aqui?
Todas as danças de salão: Tango, Valsa Inglesa, Valsa Vianense, FoxTrot, Cha-Cha-Cha....

As lições duram quanto tempo?
Fazemos um mês de intervalo para as férias em Agosto, mas de resto é todo o ano, uma aula de duas horas semanal. Recomendo às pessoas que queiram sair da rotina que venham cá e inscrevam-se porque isto faz muito bem não só ao corpo – a pessoa queima aqui umas calorias e faz exercício porque algumas danças são muito dinâmicas - como também faz muito bem à mente porque a pessoa liberta-se do stress e convive um bocadinho.

E quanto custa a inscrição?
Penso que é um preço bastante acessível. A inscrição é de 15 euros por pessoa (valor mensal). Se for um par a inscrever-se ainda é mais barato, pagam 22 euros por mês.

Sem comentários: