19 de setembro de 2007

Jornalismo Regional está de volta

E para começar aqui vai uma notícia de caracter muito regional :)

Columbofilia: Uma paixão que não se explica

São apaixonados pelos pombos-correios e dedicam grande parte do dia a tratar deles. Os columbófilos vivem uma paixão que não conseguem explicar a quem está de fora.

A secção columbófila da ACR de Santa Cita entregou no passado domingo, 9 de Setembro, os troféus aos vencedores das várias provas realizadas pela colectividade. Antes da entrega dos vários prémios realizou-se o “leilão do borracho”, que na linguagem columbófila significa pombo novo e com potencial vencedor. Os pombos foram arrematados por 100, 60 e 30 euros.

O “leiloeiro do borracho”, Manuel Carlos da Costa já faz leilões de pombos há 20 anos e recorda-se de já ter leiloado um pombo por quase 300 contos. “O ano passado, num leilão nos Riachos vendi um pombo por 275 contos. Há quem goste de carros, há quem goste de mulheres… e há quem goste de pombos”, refere este columbófilo.
“Quem gosta disto não tem palavras. A pessoa tem que nascer para isto senão não consegue chegar a lado nenhum”, refere Vítor Fontes que no passado domingo recebeu vários troféus na sede columbófila da ACR de Santa Cita.
“Desde os 16 anos que entrei neste mundo, através de pessoas conhecidas que, infelizmente, já estão falecidas… Dai nasceu o vício e espero continuar por muito mais anos”, contou ao nosso jornal.
Actualmente, Vítor Fontes tem uma colónia de 180 pombos o que o obriga a uma grande dedicação. “São quase 24 horas por dia, 365 dias por ano. Todo o columbófilo que não enveredar por este método de trabalho não faz nada. E temos que ser radicais. Os pombos que são bons são bons os outros, medíocres, são abatidos”, aponta.
Um hobbie que também não fica barato. “Temos que ir adquirir pombos vindos de fora do país, da Holanda e da Bélgica. Estes prémios são a recompensa de um ano de trabalho. Fazemos também grandes amigos em toda a parte do país graças aos pombos, o que é sempre bom”, acrescenta.

1 comentário:

José Carlos disse...

Para homenagear os pombos, e os amadores que, com afinco, paixão e dedicação, praticam esta bela e cativante modalidade, a Associação Columbófila do Distrito de Faro, promove no próximo Domingo, dia 25/11/2007, a sua Grande Festa Anual da Columbófilia Algarvia, na Quinta do Sobral, em Castro Marim !!!
Este evento tem como objectivo, destacar os valores da columbófilia algarvia, incentivando, divulgando, premiando e sobretudo, reconhecendo os Grandes Campeões da Columbófilia Algarvia !!!
Vão ser ainda entregues os prémios, que homenageiam os columbófilos que foram Campeões Distritais por Zonas, assim como os Atletas - os Pombos-Correios - que muito justamente premiados, pelos seus feitos e que muitas alegrias e emoções proporcionaram aos seus proprietários, receberão as várias anilhas, que serão em Ouro, Prata e Bronze !!!
Esta será, também uma ocasião ímpar, para trocas de ideias, experiências, debates, entrega dos prémios com a Família Columbófila, num almoço de Amizade e Confraternização, no sentido de se projectar e impulsionar a Columbófilia Algarvia !!!
Endereçamos sinceros parabéns a todos os Campeões pelas suas brilhantes vitórias, e a todos aqueles que continuam a dedicar-se a esta tão nobre causa que é a - Columbófilia - participando, colaborando e contribuindo para o Engrandecimento da Columbófilia Algarvia !!!
A Organização espera a participação de 500 pessoas, destacando-se a presença de muitos columbófilos espanhóis, vindos das várias províncias da Andaluzia.
Das individualidades que irão estar presentes, destacamos : Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia, Delegado Distrital do Instituto Desporto de Portugal (IDP), Presidentes de Câmaras e Vereadores (Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira ...), Federação Columbófila da Andaluzia ...

O Programa do Evento está disponível na página de internet : http://josecarlosalmeidarosa.spaces.live.com

JOSÉ CARLOS : GABINETE DE IMPRENSA A.C.D.FARO