19 de setembro de 2007

Segunda mulher mais velha do mundo mora em Tomar



114 anos celebrados de forma recatada

Sem o aparato mediático de outros anos, Maria de Jesus, a segunda mulher mais velha do mundo, comemorou na passada segunda-feira, dia 10, mais um aniversário, junto dos familiares mais chegados que nesse dia se juntaram num almoço.


Foi em família que Maria de Jesus celebrou a passagem de mais um aniversário. 114 anos de vida que fazem dela a segunda mulher mais velha do mundo, depois da norte-americana Edna Parker que completou a mesma idade no dia 20 de Abril.
Na segunda – feira, dia 10, o nosso jornal visitou a super-centenária e encontrou-a sentada na mesa da cozinha, a terminar o almoço. Tinha acabado de comer uma taça com arroz doce, a sua sobremesa preferida. A seu lado, a filha Madalena de 82 anos lavava a loiça e contou-nos a razão pela qual este ano não quis fazer nenhuma festa, à semelhança do que aconteceu no ano passado.
“Este ano quis fazer uma coisa mais calma porque no ano passado, como calhou a um domingo, veio cá muita gente e foi muito cansativo para ela e para mim. Só para as televisões teve que soprar cinco vezes as velas…”, desabafou ao nosso jornal.
Quem visitou Maria de Jesus o ano passado e o fez um ano depois não descobre muitas diferenças. Sentada, de sorriso sereno, continua a parecer vender saúde. Isto apesar da filha salientar que já pouco fala ou ouve.”Hoje de manhã dei-lhe um beijo de parabéns e ela respondeu-me outra coisa qualquer que nada tinha a ver… já não nos entende muito bem e tenho que ser eu a fazer tudo, desde o banho à comida”, referiu. O sono agitado também marca as noites da centenária, que por vezes acorda de noite aos gritos.
Apesar da provecta idade, Maria de Jesus continua a tomar só meio comprimido por dia para a tensão, sendo vista todos os meses pelo médico de família que vai a sua casa.

Sem comentários: