27 de fevereiro de 2007

Camionista de Tomar usado como correio de droga


“O Templário” conta-lhe, em exclusivo, a odisseia de um camionista de Tomar que foi preso injustamente em território francês. O jovem transportou uma tonelada e meia de “resina de cannabis”, sem nunca suspeitar que o fazia. Esteve detido pela polícia francesa durante cinco dias, tempo em que a família, amigos e namorada pensariam que tivesse sido raptado, chegando mesmo a temer pela sua vida. A polícia libertou-o, depois de confirmar a sua inocência. “Sinto que fui utilizado como correio de droga”, admitiu.

Hélio Alexandre Santos tem 27 anos e é camionista desde os 21. Foi ainda com olhar cabisbaixo e voz trémula que contou ao nosso jornal a experiência dramática que viveu recentemente. O jovem, natural dos arredores de Lisboa mas residente em Tomar há vários anos, foi detido em Paris, França, quando a polícia aduana interceptou o seu camião e descobriu vestígios de haxixe dentro das latas de conserva que transportava. No total, os agentes encontraram 1562 quilos de resina de cannabis, dentro de latas de conserva que, curiosamente, estavam fora do prazo de validade.
“Sinto que fui utilizado como correio de droga e o meu patrão, em que confio totalmente, também”, referiu ao nosso jornal. “Nós fazemos serviços para uma companhia que é um grande Transitário e que é quem nos dá as ordens das cargas. Mas acho que o transitário, que é uma grande empresa e não ia sujar o seu nome, também não está implicado nisto”, acrescentou o jovem ao nosso jornal. “Nós nunca sabemos o que vai dentro da carga que transportamos. Estamos a trabalhar e, de um momento para outro, somos abordados pela polícia que descobre droga na carga que transportamos”, refere.
A odisseia de Hélio Santos, a trabalhar numa empresa transportadora com sede em Benavente desde o início do mês de Fevereiro, começa quando lhe é destinado um serviço que tem como destino o norte de Holanda onde, no entanto, acaba por não chegar.
A detenção acontece na 2.ª feira, 12, alguns dias depois da sua partida de Portugal.

reportagem integral na edição n.º 948

Sem comentários: