21 de fevereiro de 2007

50 denúncias de maus-tratos desde o inicio de 2007


Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em perigo de Tomar anuncia dados preocupantes

É desde Junho presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) em perigo. Sandra Mata acedeu falar ao nosso jornal revelando que, em 2006, deram entrada na comissão 129 processos relacionados com maus-tratos a crianças e jovens de Tomar. Um número que pode aumentar em 2007, dado que só este ano – e estamos a meio de Fevereiro – já foram feitas 50 denúncias de supostos maus-tratos ocorridos no concelho o que, fazendo as contas, dá mais de uma queixa feita por dia a esta comissão.

O Templário - Estamos a meio do mês de Fevereiro. Quantas denúncias já foram feitas este ano?
Sandra Mata - Muitas. Este ano já deram entrada na CPCJ 50 denúncias. Eu acho que as pessoas devem proteger as suas crianças e fazer tudo para que elas tenham bem-estar e se desenvolvam bem. As crianças têm direitos e esses direitos têm que ser garantidos. Se as pessoas olhassem de maneira diferente para as crianças não seria necessária a intervenção destas entidades.


Estamos a falar de situações que ocorrem em famílias de classe baixa?
Sim, estas situações são mais frequentes nas famílias mais carenciadas e que vivem nos arredores da cidade. Também há aquelas famílias nas quais nós intervimos e tentam alterar a situação. Ás vezes, infelizmente, já tem aquele estigma de que tudo o que façam com os filhos é mal feito. E não podem pensar assim.

Quando fala em situações de risco também se está a referir a abusos sexuais…
Infelizmente, também há situações destas. Apesar de tudo os casos que temos mais são de negligência. Também temos os maus-tratos e os casos em que há suspeitas de abusos sexuais, que as entidades vão averiguar se existe ou não. Neste último caso, que requer medidas urgentes, o que temos a fazer é retirar a criança e comunicar ao Ministério Público. As situações em que há suspeitas de abuso sexual são sempre as mais complicadas… (...)




Entrevista completa na edição 947

Sem comentários: