15 de setembro de 2006

“Ti Maria” apaga 113 velas

16 netos, 16 bisnetos, dois trisnetos, os três filhos ainda vivos, vários familiares e muitos amigos juntaram-se no Corujo, no passado domingo, 10, para comemorar o aniversário daquela que já é considerada “a avó” de todos os europeus.

Sentada em frente ao bolo de aniversário, Maria de Jesus mostrava-se bem disposta com toda a agitação em seu redor. Segundo a filha, ela sabia que fazia anos nesse dia. “Pediu-me para escrever num papel quantos anos é que faz para mostrar às pessoas”, contou.
De facto, de cada vez que alguém se aproximava para a parabenizar, Maria de Jesus mostrava o papel que indicava: “Maria de Jesus faz hoje 113 anos”. Depois repousava novamente o papel em cima da mesa, fixando o olhar no vazio. Um olhar que só se agitava quando alguma criança a enchia de beijinhos ou quando um familiar tentava mais insistentemente que ela o reconhecesse.
A maioria dos familiares reside longe de Maria de Jesus mas ninguém quis faltar à festa de aniversário da ‘Ti Maria’. “Já me disseram que como é a mais velha do continente já lhe chamam a avó da Europa”, contou Maria Madalena, de 81 anos que cuida há 17 da mãe.
(...)

Sem comentários: