12 de agosto de 2005

Valor-Notícia: INCOMUM

“O Templário” visitou-a no Corujo, Madalena
"Ti Maria" é a mais idosa de Portugal

Fomos encontrar a Ti Maria sentada na marquise como faz todos os dias. “Antes ainda ia apanhar sol, para a porta, mas agora já lhe custa a andar”, explica a sua filha, Madalena de Jesus que, com 80 anos, todos os dias cuida da mãe. Ás vezes ainda vai ver o programa do Fernando Mendes (O Preço Certo em Euros), “o gordo como lhe chama”. Quando o faz, está sentada em frente à televisão até cerca das 20h30, altura em que janta. Em relação à ementa, o peixe é o alimento eleito da idosa embora também adore batatas fritas. “Ela quer jantar logo para ir para a cama também cedo mas depois quer levantar-se à noite e isso não pode ser porque eu também tenho que descansar”, explica Madalena de Jesus. Calada, a anciã ouve a conversa e a dada altura dispara curiosa: “Quem é esta menina?” ao que a filha, pacientemente, passa a explicar que “é do jornal”. Mas Maria de Jesus já está habituada à presença dos jornalistas. “Ainda na semana passada esteve cá o Correio da Manhã, a dar-me a notícia que a minha mãe era a mais idosa do país, mas eu já sabia pois um senhor de Lisboa já me tinha telefonado a contar”, explica. De vez em quando recebe também a visita de curiosos. “De tempos a tempos aparecem aqui para a ver e dizem-me sempre que está muito boa para a idade”, explica Madalena de Jesus.

11 netos, 16 bisnetos, 1 trineto

Maria de Jesus ainda tentou aprender a ler, o ano passado, mas “a cabeça” não permitiu realizar esse sonho. Ainda aprendeu as letras A e I mas depois começou a ficar cansada e resolveu-se parar com as aulas. “Ainda chegou a reconhecer algumas palavras mas agora já esqueceu tudo”, explica a filha.
Natural do Olival, Ourém, Maria de Jesus tem 111 anos mas não parece. A sesta depois do almoço é obrigatória e a saúde é avaliada todos os meses, tomando meio comprimido diário para controlar a tensão e outro comprimido semanal para os intestinos. E qual é o segredo para tamanha longevidade? Madalena de Jesus diz que “não sabe” uma vez que na família não se registaram casos semelhantes. “Tive um tio que morreu com 93 anos, irmão dela, que é o caso mais próximo”, contou a “O Templário”.Maria de Jesus, viúva desde 1951, tem 11 netos, 16 bisnetos e um trineto. No próximo mês, a 10 de Setembro, faz 112 anos. “Não é por ser minha mãe, mas tem muito bom aspecto, não acha?”, remata orgulhosa Madalena de Jesus

Sem comentários: