2 de dezembro de 2005

Portugueses lêem mais jornais regionais

O número de portugueses que lêem jornais regionais subiu este ano 2,9 pontos percentuais, para 54,3 por cento, sobretudo devido a um maior interesse pelos títulos diários, avançou hoje a empresa de audimetria Marktest.
De acordo com o estudo anual sobre o sector - designado como Bareme Imprensa Regional - o hábito de leitura de jornais regionais abrange mais de 8200 dos 15.120 inquiridos, ou seja, 54,3 por cento dos portugueses com 15 anos ou mais, enquanto que no ano passado o valor era de 51,4 por cento.
Coimbra é o distrito onde as publicações regionais têm mais sucesso, sendo que mais de três quartos (76,2 por cento) da população lê habitualmente os jornais daquela região. Castelo Branco, Leiria, Aveiro e Braga registam também valores superiores a 70 por cento.
O Bareme Imprensa Regional foi criado em 2003 pela Marktest em conjunto com a Associação Portuguesa de Imprensa, como forma de aumentar o interesse dos anunciantes pelos títulos mais lidos e, consequentemente, os investimentos publicitários recebidos pelos jornais.
Ao contrário do registado este ano, em 2003 os títulos preferidos eram os semanários, sendo que a percentagem de leitores em Portugal não chegava aos 51 por cento.
(Lusa/Público)

1 comentário:

Dinis CorteReal disse...

Até bem pouco tempo os jornais regionais não passavam de jornais de paróquia (à semelhança do que se passa em Ourém) daí o desinteresse dos leitores. Felizmente esta tendência tem vindo a mudar. Os jornais regionais, o Templários é um excelente exemplo, estão cada vez melhores e alguns com mais qualidade do que certas publicações nacionais.

Pena que em Ourém as coisas não sejam assim... Em lisboa não tenho meio de saber o que se passa na minha terra. Quando um dos jornais oureense resolve publicar uma notícia é algo tão sem sal e tão incompleta que mais parece ter sido escrita por uma criança da primeira classe. Pelo menos vai-me valendo o excelente trabalho do blog: o.castelo.vai.nu