5 de setembro de 2006

Bombeiros com monitor de parâmetros vitais

Os Bombeiros de Tomar já contam com uma ambulância equipada com monitor de parâmetros vitais. O equipamento, que custou à autarquia 4.634 euros, foi pago com a verba oferecida aos Serviços Municipais de Protecção Civil, em Maio, pela Prossegur.
Na ocasião, aquela empresa privada de segurança, que colabora com a Câmara de Tomar como prestadora de serviços, ofereceu 1500 pinheiros bravos para reflorestação de áreas ardidas, duas árvores adultas para plantar num espaço verde da cidade e um donativo de 5000 euros destinado aos Bombeiros.
A opção para esta verba recaiu então na aquisição à firma Stericlin do aparelho Monitor Cardíaco, com ecrã de 10 polegadas, marca Medical Eco-Net – Compact 5 XL, acompanhado de acessórios, sonda de temperatura cutânea e 10 rolos de papel para electrocardiograma.
Com capacidade para analisar de imediato parâmetros como a temperatura corporal, ritmo cardíaco, tensão arterial ou respiração, o monitor permite à equipa de socorro que se desloca na ambulância fazer de imediato um primeiro diagnóstico do estado em que se encontra um acidentado ou acometido de doença súbita. Além dos cuidados imediatos que lhe podem prestar em viagem, ao chegarem ao Hospital podem ainda entregar um pequeno relatório com esses dados essenciais, que a máquina imprime.

Sem comentários: