29 de junho de 2006

27 de junho de 2006

Batalhas napoleónicas reconstituídas em Tomar

Centenas de pessoas assistiram à reconstituição das Batalhas Napoleónicas que o Regimento de Infantaria 15 de Tomar levou a efeito no passado fim-de-semana, no âmbito das comemorações do seu Bicentenário. A iniciativa pretendeu reproduzir as batalhas em que o RI 15 tomou parte activa.
Nas três recomposições participaram, para além de figurantes portugueses, figurantes de Associações Napoleónicas francesas, espanholas e inglesas.

(notícia integral na próxima edição do jornal O Templário)

26 de junho de 2006

Momento 90


Para captar este momento só celebrei a vitória de Portugal depois de todos. Mas valeu a pena, não acham?

25 de junho de 2006

21 de junho de 2006

Concerto de Música cubana adiado

Devido ao tempo instável que se fez sentir no fim-de-semana, foi cancelado o concerto ao ar livre pelo grupo Los Cubanitos, que estava agendado para sábado, dia 17, na Praça da República, em Tomar.
O espectáculo terá lugar na mesma hora e local dia 14 de Julho, sexta-feira.

19 de junho de 2006

Parque de Estacionamento abre sem aviso


Sem aviso prévio e sem qualquer informação ao público abriu no sábado, dia 17, o parque de estacionamento subterrâneo do pavilhão municipal de Tomar.
Devido aos problemas de infiltrações, o parque abriu apenas com 120 lugares de estacionamento, de um total de 300.
A Câmara Municipal de Tomar contratou uma empresa de segurança para vigiar o parque, faltando ainda a montagem de câmaras de vídeo-vigilância.
Nos próximos meses o estacionamento é gratuito.

16 de junho de 2006

Apanhados (V)


Aviso (o segundo, pelos vistos) numa casa de banho em Vieira de Leiria.

14 de junho de 2006

O Desafio

Penso que o desafio para quem trabalha num jornal semanal regional passa por conseguir, a cada semana, encontrar temas, caras e notícias que possam ir de encontro aos interesses do leitor e que fujam um pouco do jornalismo de agenda. O jornalismo de agenda é, na minha opinião, o mais simples e fácil de fazer. E também o menos aliciante para um jornalista que, como eu, vibra com o imprevisto.

Edição n.º 912

12 de junho de 2006

1.ª Feira de Stocks vem aí

Dulce Pontes (en)canta no Convento de Cristo

Dulce Pontes actuou no passado sábado num palco improvisado nos Claustros do Convento de Cristo para a apresentação nacional do trabalho do seu novo álbum “o Coração tem três portas” e que foi gravado, no ano passado, parcialmente naquele local. Um espectáculo de grande qualidade cénica e musical.

8 de junho de 2006

7 de junho de 2006

Amor

Há poucos dias fui fazer um trabalho à aldeia mais romântica de Portugal. Fica no distrito de Leiria.

2 de junho de 2006

Cuba invade Tomar em Junho

Numa iniciativa conjunta da Embaixada de Cuba e da Câmara Municipal de Tomar, o mês de Junho vai ser dedicado nesta cidade à república da América Central.

Cuba em Tomar é um vasto programa que integra artes plásticas, cinema, música dança e artesanato, para além de um workshop sobre turismo.

A iniciativa começa já na próxima sexta-feira, dia 2 de Junho, com a inauguração pelas 19 horas de uma exposição de arte cubana contemporânea, nos Lagares d’El Rei, com obras de pintura e escultura de Alexis Pantoja, Júlio César Banasco, Miguel Salvó Reyes e Hans Varela. A mostra estará patente ao público até 30 de Junho, de domingo a quinta-feira entre as 15 e as 19 horas, e à sexta-feira e ao sábado, além deste horário, também das 21 às 23 horas.

No dia 2 terá lugar também o primeiro espectáculo de música cubana, com o Duo Isa e Eduardo Jousthon, nos Lagares d’El Rei pelas 22 horas.

Sábado à tarde, dia 3, haverá lugar para um workshop sobre turismo, a partir das 15 horas no Hotel dso Templários. Com entrada livre, a sua temática será Cuba como destino de turismo, lazer, cultura e saúde.

No mesmo dia e hora, mas nos Lagares d’El Rei, realiza-se a primeira de sete tardes de workshop de artes plásticas: de sábado, 3 a terça, 6 com o pintor Júlio César Banasco e o escultor Hans Varela; de quarta, 7 a sexta, 9 com o pintor Alexis Pantoja. Aberta ao público em geral, esta actividade está sujeita a inscrição prévia na Divisão de Animação Cultural da Câmara de Tomar (telefone 249 329 876).

De 8 a 12 de Junho decorre pelas 18.30 no Cine-Teatro Paraíso uma mostra de filmes cubanos.

1 de junho de 2006

Apanhados (III)


Aviso num prédio da cidade

Edição n.º 910

Jornalismo Regional é...

Ter o privilégio de entrevistar pessoas simples como o Sr. Américo

Américo Santos Silva tem 69 anos e é um homem que cativa pela simplicidade. Os longos cabelos e barbas brancas – que deixou crescer de há três anos para cá – já lhe valeram vários trabalhos como figurante, um dos quais na série juvenil da TVI “ Morangos com Açúcar”.

Vale a pena conhecer a história de Américo Silva. Nascido e criado junto à igreja de Alviobeira, perdeu o pai aos 13 meses. Américo Santos Silva foi criado pela mãe e pelo padrasto que, segundo nos disse, “o ensinou” a trabalhar. “Era um bocado duro… naquele tempo não nos sabia bem mas agora reconheço que era para o meu bem e que me ajudou a preparar para a vida”, contou a “O Templário”. Nascido no seio de uma família humilde foi “obrigado” a sair de Alviobeira para Lisboa em busca de melhores oportunidades para uma vida melhor. “Primeiro fui trabalhar para os Correios, para boletineiro (distribuição de postais de Natal e de Boas Festas) mas mandaram-me embora porque só era preciso durante o natal”, começou por contar. “Depois fui trabalhar para as obras e ao fim de nove meses chamaram-me novamente para os CTT”, continuou.
O interregno da actividade nos Correios aconteceu aos 21 quando foi para a tropa. Tempo que não esquece por ter tido a oportunidade de ir a Goa (Índia). “Foi um prazer imenso ir a Goa como militar… ainda hoje sonho com aquela terra”, diz com um brilho no olhar. Regressado da Índia, ingressou novamente nos CTT, agora como carteiro e ali ficou durante 37 anos. Como tinha um horário com muitas horas livres arranjou um segundo trabalho. “Ganhava 1 conto e duzentos por mês… Depois casei-me, vieram os filhos e a ambição de querer ganhar alguma coisinha e arranjei trabalho numa fábrica de parafusos chamada Sociedade de Parafusos Fluorescentes (SPF)”, explicou. Conciliou estes dois (CTT e SPF) durante 28 anos. Quando saiu da Scolega quando uma senhora que faz parte de uma agência de figurantes olha para mim e diz para o marido: ‘olha aqui um pai natal’ e eu respondi que era uma coisa que gostava de fazer”, contou ao nosso jornal. Dirigiu-se então à agência Figurações Valente, inscreveu-se e passado pouco tempo já estava a fazer um anúncio. “Pouco tempo depois chamaram-me para ir fazer uma filmagem a Setúbal, para uma marca de telemóveis”, contou. Fez ainda outro filme todo trajado à Marquês de Pombal, fez outro de estudante de Coimbra e há cerca de dois meses fez uma participação especial na série juvenil “Morangos com Açúcar”. Sobre esta participação conta uma história curiosa: “Eu até era contra a novela porque via a minha neta todos os dias obcecada com a novela e eu dizia-lhe para ela ir estudar”. Na novela juvenil interpretou o papel de alfarrabista, como nos contou: “Eu era o dono da livraria e apareceu o Crómio para comprar livros para a namorada… eu pego nos livros e coloco-os em cima da bancada”.

“O diabo da droga” levou-lhe um filho

A curiosidade leva-nos a perguntar a razão das longas barbas brancas. A resposta surpreende. “Vivo com a minha mulher há mais de 40 anos e a minha luta sempre foi angariar alguma coisa para poder dar aos meus… e houve uma altura em que, por causa das divergências em relação à criação dos filhos me zanguei e fiz a promessa de que a partir daquele dia ia ser diferente e não cortava mais a barba e o cabelo até ao final da minha vida… mas sou contra os divórcios e acho que os casais não se devem desunir por dá cá aquela palha”, explicou. Foi há 3 anos e meio. A vida de Américo Silva conta ainda um grande revés. “Tinha dois filhos, mas um já faleceu por causa do diabo da droga”, desabafou ao nosso jornal. Américo Silva refere que sempre foi uma pessoa que todos os dias se barbeava e engravatava e até criticava os colegas que tinham um aspecto “mais relaxado”. A higiene é, no entanto, fundamental para este tomarense que faz questão de que, quer os cabelos, quer as longas barbas brancas se apresentem sempre sedosas e macias. “Temos que pensar que este ditado é verdadeiro: nunca pudemos dizer desta água não beberei”, profetiza.