30 de janeiro de 2006

Envie as suas fotos da neve

Na próxima edição “O Templário” vai publicar duas páginas a cores com fotografias da neve na região. Os leitores que quiserem participar podem enviar as suas fotos de locais, situações e brincadeiras na neve para o e-mail templario@mail.telepac.pt.
Desde já, agradecemos.

29 de janeiro de 2006

Nevou em Tomar

Tomar acordou esta manhã coberta por um imenso manto branco. Vinte e três anos depois, a neve voltou a cair na cidade nabantina, para satisfação de miúdos e graúdos, que assim tiveram oportunidade de se divertirem com os flocos que iam caindo do céu...

(Foto tirada esta manhã, pelas 11h, no Castelo)

27 de janeiro de 2006

Simone de Olivieira traz Marlene Dietrich a Tomar

Sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, às 21.30 horas, no Cine-Teatro Paraíso, tem lugar o segundo espectáculo da Temporada Teatral de Tomar 2006 .
Segundo uma nota da autarquia, "a procura de bilhetes tem sido bastante boa" para “Marlene”, a peça da autoria de Pam Gems, que traz de novo a Tomar uma das actrizes/cantoras que mais fascina os espectadores portugueses, Simone de Oliveira.
A peça transporta-nos aos bastidores da vida de Marlene Dietrich, convivendo com as suas fúrias, medos, desprezos e inseguranças.
Situando a acção em Paris, na década de setenta do século passado, Pam Gems descreve a figura emblemática de Marlene Dietrich, não o Anjo Azul, mas afinal uma mulher amarga, alcoólica, viciada em comprimidos, irascível com aqueles com quem privava e sarcástica com todos os seus amores.


Informação de agenda:
Sexta-feira, 3 de Fevereiro, 21.30 horas
Cine-Teatro Paraíso
“Marlene”
Com Simone de Oliveira
Preço - 10 euros (descontos para grupos)
Organização: Câmara Municipal de Tomar - Divisão de Animação Cultural

26 de janeiro de 2006

Jornalismo Regional é...

Dono de rebanho de ovelhas condenado em 900 euros

Foi condenado pelo tribunal de Tomar na passada quarta-feira, 25, o proprietário de um rebanho de ovelhas da povoação de Curvaceiras, Paialvo, Tomar.
A.F foi condenado a 60 dias de multa a 15 euros por dia, o que perfaz 900 euros pela prática de um crime de "desobediência simples". As ovelhas, cerca de duas centenas, ao passarem nas estradas alcatroadas das Curvaceiras deixavam as mesmas num estado imundo que, segundo o juiz, colocava em causa a "saúde pública" e "a qualidade ambiental do local".

(notícia integral na edição 892 do jornal "O Templário")

Edição n.º 892

25 de janeiro de 2006

Profissão de risco

Relatório da FIJ aponta para 150 jornalistas mortos em 2005
O relatório “Targeting and Tragedy” da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) afirma que 150 jornalistas e profissionais dos média foram mortos durante o ano de 2005, valor que é o mais elevado de sempre e que, segundo a organização, poderá piorar caso os líderes políticos não levem os assassinos perante a justiça.
O país mais perigoso para os jornalistas foi o Iraque, com 35 jornalistas mortos, as Filipinas, com 10, e um triângulo centro-americano formado por Colômbia, México e Haiti, onde questões ligadas ao narcotráfico levaram ao assassinato de nove jornalistas.

A notícia integral pode ser lida aqui

23 de janeiro de 2006

Jornalismo Regional é...

GNR de Tomar tem novo comandante

Tomou posse nesta segunda-feira o novo comandante do destacamento territorial de Tomar da GNR, Tenente Pedro Miguel Pinto Reis, de apenas 28 anos de idade.
O novo comandante é natural de Lisboa e reside na aldeia da Pena, Torres Novas.
Substitui o capitão Joaquim Delgado.

Ler notícia na próxima edição do Jornal "O Templário"

19 de janeiro de 2006

Tomarense sem carta ganha mercedes coupé

Iniciativa “Apostamos na Nossa Terra”

“Não contava com isto mas foi bom e estou muito contente”. Foi desta maneira que Virgílio de Freitas Leonardo comentou a “O Templário” o facto de ter sido o feliz contemplado com um Mercedes Modelo A150 Coupé Classic, no concurso “Apostamos na Nossa Terra”, promovido pela Caixa Agrícola do Ribatejo Norte, cujo sorteio se realizou no passado dia 6 de Janeiro.
Aos 68 anos, Virgílio Leonardo, que não tem carta nem filhos, garante, no entanto, que o prémio vai mesmo para sua casa e que já tem destino. “É para dar umas voltas com a Ti Maria”, contou, explicando que conta com a ajuda dos sobrinhos para que conduzam o automóvel nessas ocasiões, uma vez que tirar a carta de condução está fora de questão por causa da idade.
Morador em Vale do Poço, freguesia da Além da Ribeira, há 45 anos, Virgílio Leonardo confirmou que ter feito compras no Lagar de Anabela Silva Rodrigues Freire, nos Vales – contemplada também com uma viagem a Londres – e que esta lhe entregou três senhas. Depois preencheu-as e pediu a uma pessoa conhecida para as entregar a concurso. “Mais tarde, ligaram-me para casa a dizer que eu tinha ganho um Mercedes... primeiro desconfiei e pensei ‘será possível?‘ mas depois um conhecido meu veio cá à noite e disse-me o mesmo e eu já acreditei”, contou ao nosso jornal.
A entrega do Mercedes A150 Coupé Classic a Virgílio Leonardo está marcada para sexta-feira, dia 27 de Janeiro, pelas 17 horas, no balcão da Caixa de Crédito Agrícola de Tomar. “Vão lá dois dos meus sobrinhos e trazem o carro para minha casa... que é para eu me governar quando quiser passear mais a minha Maria”, referiu visivelmente satisfeito por ter sido bafejado pela sorte logo no início do novo ano.

(notícia integral no Jornal "O Templário" - Edição 891)

Edição n.º 891

18 de janeiro de 2006

Danças de Salão avivam Nabatina
















Todas as terças à noite, o primeiro andar do antigo edifício onde está instalada a Sociedade Nabantina recebe dezenas de tomarenses ávidos em aprender as técnicas das danças de salão. Helder Martins é o professor.

É um ambiente descontraído e informal aquele que presenciamos ao subirmos as escadas que dão acesso ao primeiro andar do edifício antigo onde está instalada a Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina.
A música de fundo, suave e ligeira, não engana. São 21H e está a começar mais uma aula de danças de Salão. Ao longo do enorme salão, espalham-se casais e também pessoas sem par, a dançar ao ritmo da música, repetida algumas vezes para que treinem os passos como deve ser. Helder Martins, professor amador de danças de salão, como faz questão de frisar, está atento às movimentações dos seus pupilos. Por vezes, torna-se necessário repetir o passo e recomeçar tudo de novo. Sempre com boa disposição, os alunos, riem das asneiras normais em qualquer aprendizagem, trocam de par, conversam entre si e observam o trabalho dos colegas. Uma coisa pudemos dizer: todos se esforçam para dar o seu melhor.

Entrevista a Helder Martins, professor de Danças de Salão

“Dançar faz bem ao corpo e à mente”

Na próxima terça-feira , ao invés de passar o serão em frente ao televisor, arrisque e vá experimentar uns passinhos de dança. “É fácil e divertido”, diz o professor .


É, portanto, professor de danças de salão...
Hélder Martins - Sou professor de danças de salão mas amador, na vertente social, porque há também as danças de salão ao nível de competição e que requer um trabalho muito mais elaborado.

Há quanto tempo se dão estas aulas de dança aqui na Nabatina?
Isto já existe há dez anos... Tivemos um intervalo de dois anos porque isto começou com muita força mas como tudo, de vez em quando, esmoreceu e houve uma altura que tinha poucas pessoas interessadas e interrompemos por dois anos. Precisamente, há cerca de dois anos recomeçamos, estamos satisfeitos e penso que é para continuar

Quantas pessoas estão inscritas actualmente?
Actualmente tenho 15 pares inscritos, cerca de trinta pessoas... Embora haja pessoas que se inscrevem sem parceiro, isto porque as pessoas podem inscrever-se com par ou sem par. Normalmente há mais senhoras que homens... os homens são mais inibidos para virem aprender estas actividades.

Quem se quiser inscrever o que é que pode fazer?
Basta querem aprender a dançar. Quem quiser saber como são as aulas vêm ate à Nabantina - as aulas são às terças-feiras das 21h às 23h – e pode experimentar, sem qualquer compromisso, uma aula gratuita. Assim fica a saber em que consiste o ensino das danças de salão e também com uma pequena noção da sua aptidão para dançar, embora considere que uma aula seja pouco para saber se tem ou não jeito. Mas isto é um método muito fácil pelo que as pessoas aprendem depressa.

E o que é que aprendem aqui?
Todas as danças de salão: Tango, Valsa Inglesa, Valsa Vianense, FoxTrot, Cha-Cha-Cha....

As lições duram quanto tempo?
Fazemos um mês de intervalo para as férias em Agosto, mas de resto é todo o ano, uma aula de duas horas semanal. Recomendo às pessoas que queiram sair da rotina que venham cá e inscrevam-se porque isto faz muito bem não só ao corpo – a pessoa queima aqui umas calorias e faz exercício porque algumas danças são muito dinâmicas - como também faz muito bem à mente porque a pessoa liberta-se do stress e convive um bocadinho.

E quanto custa a inscrição?
Penso que é um preço bastante acessível. A inscrição é de 15 euros por pessoa (valor mensal). Se for um par a inscrever-se ainda é mais barato, pagam 22 euros por mês.

Expocultura dinamiza Salão paroquial de Carrazede


“Expocultura: Focos culturais de outrora e do presente” é o tema da iniciativa que se realiza nos dias 27 e 28 de Janeiro no Salão Paroquial de Carrazede, Paialvo.
O projecto, que engloba várias actividades, é organizado pelo Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição de Paialvo, no âmbito do estágio final de Animação Cultural e Educação Comunitária da jovem Ana Salgueiro, de 22 anos. “Na Expocultura temos o lado do passado e o do presente. No passado, vamos tentar mostrar os usos e costumes de Paialvo e, para isso, contámos com o apoio dos idosos que nos facultaram alguns artigos e nos ajudaram na recolha de cantigas”, explicou Ana Salgueiro, salientando que “por outro lado, temos também o lado do presente onde os idosos vão fazer trabalhos manuais ao vivo e desenvolver as suas relações humanas”. A entrada é gratuita.

Expocultura: Focos culturais do passado e do presente
Salão Paroquial de Carrazede
27 e 28 de Janeiro
10h – 18h

Programa
Sexta-feira, dia 27

10h – Abertura da Exposição
14h30 – Actuação do Rancho do CIRE
15h – Actuação dos Idosos do Centro
18h – Encerramento da exposição
Demonstração de arte da cestaria durante todo o dia

Sábado, dia 28
10h – Abertura da exposição
15h – Demonstração da Arte da olaria ao vivo
17h – Actuação do Rancho folclórico “Os camponeses da Peralva”
18h – Encerramento da exposição Demonstração da arte da cestaria durante a tarde

17 de janeiro de 2006

Autarquia cria Papel de Parede

Desde o início do ano que os utentes dos Transportes Urbanos podem estar mais informados sobre as iniciativas da autarquia tomarense. Aproveitando os mupis (vitrinas para colocação de cartazes) que os abrigos dos Tutomar possuem, a Câmara Municipal, através do Gabinete de Comunicação, criou um novo veículo de comunicação com os munícipes.
Trata-se de um Painel Informativo, uma espécie de jornal de parede, em formato de cartaz, com periodicidade mensal, e que consiste numa súmula resumida ao essencial do Boletim Informativo da autarquia.

13 de janeiro de 2006

Discoteca Zone encerra dia 14

A discoteca Zone, situada na estrada da Serra, tem o seu encerramento marcado para amanhã, 14.
Gonçalo Ferreira, relações públicas do clube Zone, confirmou o encerramento do espaço e aponta como principal razão o horário imposto pela autarquia e que limita a diversão naquele espaço até às 02h da manhã.
Mantém-se, no entanto, em funcionamento a parte do bowling.
Recordamos que, desde que abriu em Março de 2005, o clube Zone foi alvo de protestos por parte de alguns moradores das redondezas que se queixavam do barulho à noite.

Edição n.º 890

“Companhia dos Livros” vira última página

Nove anos depois de ter aberto as portas ao público, a Companhia dos Livros, uma livraria encravada no coração da cidade, virou a última página a dia 31 de Dezembro. “A desertificação da ainda principal zona da cidade está a arruinar qualquer ideia que se possa ter em termos de investimento” aponta o proprietário, Pedro do Valle e Castro.

Inaugurada em Novembro de 1996, a livraria Companhia dos Livros (Cª.L) não chegou a entrar em 2006. Pedro do Valle e Castro aponta várias razões para o fracasso do negócio. “É de facto, um desfecho triste mas a Companhia dos livros encerrou porque não consegue ser rentável. Os negócios devem ser isso mesmo porque senão passam a ser hobbies de gente rica, o que não é o caso”, desabafou ao nosso jornal Pedro do Valle e Castro, proprietário da Companhia dos Livros juntamente com Pilar de Castro, sua mulher.

(reportagem integral na edição desta semana do Jornal O Templário)

11 de janeiro de 2006

Dois do Esquadrão G em Tomar


Dois elementos do programa da SIC, Esquadrão G - Óscar Reis e Paulo Piteira - estiveram na passada semana em Tomar, a visitar o CIRE - Centro de Reabilitação e Integração de Tomar, a propósito de uma acção de solidariedade em que vão participar em meados de Junho e cujas receitas revertem a favor daquela instituição. "O Templário" acompanhou a visita.
(mais pormenores na próxima edição de "O Templário")

Foto: ERG

Jornalismo Regional é...

Poder usar como título... 'Fulano X' esteve em Tomar!

10 de janeiro de 2006

José Pedro Gomes em Tomar



“Coçar onde é preciso”, um monólogo divertido do actor José Pedro Gomes vai estar no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, no próximo sábado, 14, pelas 21h30. Segundo a Divisão de Animação Cultural ainda há bilhetes disponíveis para este espectáculo.

9 de janeiro de 2006

5 de janeiro de 2006

Ler jornais

Sou apologista de que um jornalista, para ser bom jornalista deve, primeiro que tudo, ler muito. Do 24 horas ao Expresso, da Tv 7 dias à Visão... tudo pode ser um ponto de partida para algo.
Para além de enriquecermos o nosso vocabulário, podemos sempre encontrar notícias que poderão vir a ser abordadas por nós sob uma outra perspectiva...ou então, transformar uma breve numa grande reportagem.
Tudo isto a propósito de uma notícia que li, por acaso, num jornal nacional e que, adaptada ao contexto regional, teve bastante feddback.

Adeus 8257

Na passada segunda feira recebi a minha carteira profissional de jornalista revalidada até 2007. Após uma observação cuidada do novo cartão dourado e vermelho reparei que o número lá inscrito era o 5532... Ora Bolas, pensei, eu sou o 8257 ! que maçada, vou ter que devolver, pensei.... Escrevi um email para a CCCP e eis a resposta:
Exm.ª Sr.ª,

Não há qualquer engano, houve uma renumeração dos títulos profissionais e esse passou a ser o seu n.º. Relativamente à página da internet, ainda não foi actualizada para o biénio que está em curso, ainda contam os cartões que estavam válidos em 04/05.
Com os melhores cumprimentos,

Não sei se isto aconteceu a alguns dos meus colegas mas senti-me como se me tivesse mudado o número de bilhete de identidade... Afinal, tinham-me dito que o número seria sempre o mesmo e até nos meus cartões profissionais já tinha impresso o 8257...
Olá 5532, adeus 8257!
p.s - obviamente que estou a dramatizar mas a sensação de que algo me foi usurpado e trocado, sem que fosse consultada, é real.

2 de janeiro de 2006

Notícias ... precisam-se!

O ano novo chegou... sem notícias.
Aliás, a altura do natal e ano novo, salvo as notícias e reportagens sanzonais, é sempre muito calma. Notícias precisam-se! Conto com as vossas dicas : elsaribeirogoncalves@gmail.com
e já agora... um bom ano!